AME Tupã integra Dia D de combate ao câncer de mama em todo o Estado
[Cadastrada em: 09/10/2024, Elaine de Souza - ACI Famesp, com AI SES-SP]O Governo de São Paulo promove o Dia D de combate ao câncer de mama, em todo o Estado, nesta quarta-feira (9). Na abertura oficial da campanha Outubro Rosa, mês de conscientização contra o câncer de mama, o governador Tarcísio de Freitas e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, participam de evento no Hospital da Mulher, às 10h, com transmissão ao vivo para os serviços de saúde estaduais voltados para mulheres. Todas as unidades sob gestão da Famesp integram a programação do Outubro Rosa com ações educativas e de conscientização.
A campanha intersecretarial, promovida pelas Secretarias da Saúde, de Políticas Públicas para Mulheres, de Esportes, de Transportes entre outras, além da Defensoria Pública do Estado, busca sensibilizar sobre a importância da realização da mamografia, já que o câncer de mama é uma das principais causas de mortalidade feminina no mundo.
Em todas as regiões do estado, unidades de saúde se mobilizaram para destacar a importância do autocuidado, sinais de alerta e direitos à assistência adequada para a saúde das mamas.
No AME Tupã
Em Tupã, nesta quarta (9), que é o Dia D da Campanha Outubro Rosa, haverá um pedágio, a partir das 11h30, divulgando o Programa Mulheres de Peito da SES-SP e orientando sobre a prevenção do câncer de mama (na frente do ambulatório). Nas recepções, a partir das 10h, haverá uma "roleta rosa" - atividade voltada para pacientes e acompanhantes com abordagem lúdica sobre temas como prevenção e diagnóstico do câncer da mama. O ambulatório também estará decorado de rosa em alusão à Campanha.
Ao longo do mês de outubro, estão programadas outras ações de orientação. Toda sexta-feira haverá um circuito de autocuidado em que as usuárias do SUS serão convidadas a colocarem mensagens e um laço rosa na "Árvore da vida" e depois passarão por uma cabine onde serão estimuladas a praticar o autocuidado e autoexame, com vídeo educativo.
Programação Outubro Rosa em Tupã
* Participação no projeto "quinta com arte" da prefeitura de Tupã, com orientações sobre o Programa Mulheres de Peito;
* Agenda de mamografia interna em um sábado do mês (para mulheres acima de 35 anos, com risco elevado para câncer de mama e demais critérios clínicos);
* Divulgação do Programa Mulheres de Peito em rádios e redes sociais;
* Pedágio em frente ao AME com orientações sobre câncer de mama;
* Toda sexta-feira um circuito do autocuidado no Ambulatório.
* Depoimento de uma funcionária que venceu o câncer de mama (um por semana, no ambulatório);
* Distribuição de cartazes nas unidades de saúde.
Programas da Saúde
Completando 10 anos de existência, o programa Mulheres de Peito atende mulheres paulistas, com idades entre 50 e 69 anos, agendando exames de mamografia sem necessidade de pedido médico e de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Para realizar o agendamento do exame, basta ligar para o número 0800 779 0000. A consulta é marcada via Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo.
Com três Carretas de Mamografias que percorrem diversas regiões do Estado, a iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES) oferece mamografia gratuita para as pacientes com idade entre 50 e 69 anos apenas com a apresentação do RG e cartão SUS. Mulheres entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos devem apresentar, também, o pedido médico.
O Estado de São Paulo registrou um aumento de 33% no número de exames feitos pelas Carretas da Mamografia, em comparação com o ano passado. Em 2024, o projeto ampliou a cobertura do atendimento para 17 regiões, passando de duas para três carretas.
Do dia 3 de janeiro até 28 de setembro deste ano, foram realizados 25.413. Em 2023, o programa realizou 24.690 exames e percorreu 47 municípios, incentivando as mulheres a realizarem o exame de mamografia e possibilitando o diagnóstico e o tratamento precoce do câncer de mama.
SP por Todas
Todas essas ações também fazem parte do movimento "São Paulo por Todas", lançado pelo Governo do Estado no início do ano com o objetivo de intensificar os esforços na proteção das mulheres e no combate à violência, ampliando o alcance das políticas públicas e garantindo suporte efetivo para as vítimas.