Histórico

Inaugurado em 11 de junho de 2010, O Ambulatório Médico de Especialidades "Celina Maria Vendramini" - AME Tupã é uma unidade ambulatorial de alta resolubilidade em diagnóstico e orientação terapêutica para diferentes especialidades médicas, colabora com a organização e a regionalização do Sistema Único de Saúde no estado de São Paulo e representa mais um importante passo para a garantia da integralidade da assistência à saúde da população. O objetivo principal é apoiar as necessidades dos serviços de Atenção Básica de Saúde e ao acompanhamento dos pacientes egressos da Região de Saúde (RS) de Adamantina, da RS de Tupã e do município de Quintana (pertencente a RS de Marília).

 

Neste sentido, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo definiu, no planejamento de suas ações, a ampliação da rede de ambulatórios de referência especializada como um de seus eixos prioritários. O objetivo é reduzir as desigualdades e garantir o acesso a serviços de média complexidade ambulatoriais, para toda população do Estado.

 

O AME de Tupã atende a uma população estimada de 260.130 habitantes (IBGE/2012), abrangendo 19 municípios, sendo 10 da Região de Saúde de Adamantina, 8 da Região de Saúde de Tupã e o município de Quintana. A localização do AME é na cidade de Tupã sendo que o município de Pacaembu é o mais distante com 131 quilômetros de distância.