117

AME Tupã realiza 1ª Semana de Segurança do Paciente

Reginaldo Viana

1ª Semana de Segurança do Paciente acontece no AME de Tupã.

A semana acontece de 25 a 29 de setembro com diversas ações desenvolvidas pelo Núcleo de Segurança do Paciente

 Com tema “Envolver o Paciente na Segurança do Paciente”, a semana procura destacar a necessidade em adotar medidas que permitam dar vozes a todos os que participam na garantia do cumprimento das metas de segurança do paciente.

A Organização Mundial de Saúde estabeleceu seis metas internacionais de Segurança do Paciente, para que o atendimento prestado aos pacientes seja mais adequado e seguro;

 Saiba quais são as metas:

Identificação Correta do Paciente, Melhora na Comunicação Efetiva, Melhora da Segurança na Administração de Medicamentos, Garantir Cirurgias Seguras, Redução do Risco de Infecções Associadas à Assistência à Saúde e Redução do Risco de Lesões por Queda.

As metas de segurança do paciente foram desenvolvidas para melhorar a qualidade dos cuidados de saúde, prevenir erros médicos e aumentar a segurança do paciente em ambientes de saúde em todo o mundo. Elas são diretrizes importantes para garantir a prestação de cuidados de saúde seguros e eficazes.

Para este ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu como tema a importância de "Envolver o Paciente na Segurança do Paciente", com o lema "Amplificando as Vozes dos Pacientes". Desta forma, todas as intervenções da 1ª Semana da Segurança do Paciente do AME Tupã buscam atender todos os usuários, permitindo espaço para seu protagonismo.

Os pacientes, familiares e cuidadores desempenham um papel fundamental na segurança dos cuidados de saúde e por isso a temática escolhida faz sentido frente a uma causa tão importante.

As ações além do objetivo de apoiar o paciente buscam também sensibilizar, inspirar e atualizar as equipes com dinâmicas efetivas e propositivas para o entendimento completo das atividades.

A segurança do paciente passa pelo direito humano universal quando todos recebam cuidados de saúde sem quaisquer riscos de danos, esse direito só e plenamente completo quando existe a participação ativa dos pacientes e seus familiares/cuidadores em seu próprio cuidado.

A OMS reforça sobre a importância de que os pacientes sejam protagonistas na busca e manutenção de sua própria saúde.

Serviço: 1ª Semana de Segurança do Paciente acontece no AME de Tupã.

 

AMBULATÓRIO MÉDICO DE ESPECIALIDADES DE TUPÃ

“Celina Maria Vendramini França

Dia 25 a 29 de setembro.

Local:  AME Tupã – Rua Mandaguaris, 970 – Vila Santa Amália

O evento é aberto ao público.